MARANHÃO – A 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) abriu neste domingo (3) no Parque Independência, em São Luís, a partir de R$ 7 milhões de investimentos do Governo do Maranhão, que devem retornar em R$ 80 milhões para a economia do estado, de acordo com o governador Carlos Brandão.
“A Expoema movimenta restaurantes, bares, o comércio em geral e o comércio informal. Os beneficiários do programa Mais Renda também poderão fazer um dinheiro extra no período”, detalhou Brandão, presente na abertura do evento. “Tudo isso vai gerar mais desenvolvimento para o Maranhão, que é um dos estados que mais tem gerado empregos e renda no Brasil”, completou o governador.
A edição de 2023 da Expoema acontece até o dia 10 de setembro é uma realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e co-realização do Governo do Maranhão. Diversas secretarias e órgãos estaduais estão com pavilhões e estandes no evento, levando informações, serviços e produtos voltados para os produtores rurais, além de atividades para o público em geral.
De acordo com Brandão, a exposição e o comércio de animais, bem como a venda de equipamentos agrícolas gera emprego e renda para o agronegócio e ainda contribui para a melhoria das propriedades agrícolas, já que as máquinas agregam inovação e tecnologia ao trabalho no campo, o que possibilita o aumento da produção. “É uma oportunidade também da troca de experiências entre os produtores”, disse.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, ressaltou o sucesso de público do primeiro dia de Expoema, com a presença de muitos visitantes, incluindo turistas. “A Sagrima está com dois estandes mostrando as oportunidades em áreas como bovinocultura, piscicultura e todas as nossas cadeias produtivas, fazendo essa integração com a população”, contou.
Já Cauê Aragão, presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), destacou que ao órgão está mais uma vez na Expoema para garantir a sanidade dos animais. “Esse ano estamos com mais de mil animais participando do evento seja em exposições e leilões e todos estão totalmente aptos. Também faremos capacitações e treinamento todos os dias”, afirmou.
Estandes e ações do Governo do Maranhão
Além da Sagrima e Aged, o Governo do Maranhão participa da Expoema com ações das secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), que está pelo segundo ano consecutivo com o Armazém do Empreendedor; a Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), com atividades voltadas ao empreendedorismo; e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), com um estande dedicado a serviços e capacitações.
As políticas públicas voltadas aos agricultores familiares serão destaque por meio do estande da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF); e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) vai levar informações sobre regularização fundiária rural e urbana.
Também estão com estandes e atividades na 63ª Expoema a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa); do Trabalho e Economia Solidária (Setres); Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); do Turismo (Setur); o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc); o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema); o Porto do Itaqui; a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB); e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) é outra parceira do evento que reúne atrações culturais até o próximo domingo (10), atraindo um grande público. Serão mais de 20 atrações nacionais e locais, de diversos estilos musicais. A Expoema tem patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do Grupo Mateus.
Público
O público presente na abertura da Expoema aprovou a programação. O dentista Mauro Figueiredo, ao lado da filha Maria Ísis, foi um deles. “Aqui a gente tem a oportunidade de curtir com a nossa família, mostrar os animais para nossos filhos, curtir a programação. É um evento realmente muito bom”, comentou.
Quem também esteve no primeiro dia de evento foi a universitária Inara Garcia. “Aqui está muito bom. Já vimos muitos animais, mas ainda queremos visitar outros espaços da Expoema para ter acesso aos serviços, se informar e curtir as atrações”, contou.
Quem não puder ir à Expoema pode acompanhar a transmissão dos melhores momentos pela Rádio Timbira, ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). A rádio estará com um estúdio avançado no Parque de Independência, com equipes acompanhando as exposições, estandes, serviços e áreas de lazer, em cobertura diária até o próximo dia 10.