MARANHÃO – O Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT) está realizando uma vasta programação na área cultural e de lazer, com o torneio de férias. O objetivo do evento é uma maior integração entre os socioeducandos e profissionais do sistema socioeducativo.
Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, as atividades realizadas são instrumentos importantes de trabalho que envolve os socioeducandos em cumprimento de medidas socioeducativas. “As atividades na área cultural são capazes de mobilizar e fomentar a expressão dos adolescentes e compartilhar diversos saberes”, destaca a gestora da Fundação.
Na programação, exibição de filmes, teatro, dança, karaokê e brincadeiras como corrida do saco, corrida do ovo na colher, provas com balões, cabo de guerra, corrida do saco, garrafa cheia e soletrando. O encerramento das atividades será realizado no dia 30 deste mês e ocorrerá também a premiação dos torneios.
As brincadeiras realizadas trabalharam de forma lúdica aspectos fundamentais para o bom relacionamento interpessoal, como a importância do trabalho em equipe, solidariedade e respeito. “Foi bom demais, pois aprendi a trabalhar em equipe, interagi melhor com os outros adolescentes e fiz novas amizades”, comenta um socioeducando.
Os adolescentes avaliam a programação de forma positiva e que será um diferencial no cumprimento de medida. “Foi muito bom pra gastar energias e pro tempo passar de forma divertida. Trabalhamos em equipe, cada um fazendo sua parte pra um objetivo em comum”, explica.
As provas realizadas também tinham como proposta despertar o potencial dos adolescentes. “Me esforcei pra ganhar, percebi que consigo fazer mais do que eu acho que posso fazer”, complementa outro adolescente.
A diretora técnica, Cybelle Cavalcante destaca que os adolescentes e equipe do CSRT estão se divertindo muito. “As atividades são planejadas e desenvolvidas com participação de toda a equipe, o que fortalece as ações desenvolvidas dentro do sistema socioeducativo”, afirma.
A vice-diretora do Centro, Socorro Pires comenta que está sendo satisfatória a série de atividades programadas para este mês de férias. “A empolgação da equipe e a forma como os adolescentes se envolvem nas atividades mostram que estamos no caminho certo”, diz.