SÃO JOSÉ DE RIBAMAR/MA – O plenário da Câmara Municipal de São José de Ribamar decidiu, por maioria, afastar de suas funções, por um período de 30 dias úteis, o vereador Rangleyson Weysley Dias dos Santos (PSD).
Ex-conselheiro tutelar do terceiro maior município do Maranhão por dois mandatos, Dias é acusado de suposto crime de estupro contra um menor que, à época, possuía 9 anos de idade e que reside com a família no bairro Laranjal.
O caso, além de narrado na denúncia encaminhada pelo pai do menor ao Parlamento em janeiro, durante o recesso da Casa, consta em Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil e que deverá tornar-se alvo de investigação por parte do Ministério Público.
O caso foi analisado pela Comissão de Ética da Câmara, que ouviu o pai da criança e o próprio vereador em um primeiro momento.
Este último, na ocasião, preferiu utilizar do silêncio e apresentou, posteriormente, defesa por escrito.
Atendendo pedido do próprio Rangleyson Dias, testemunhas de defesa também foram ouvidas pelos membros do colegiado, assim como testemunhas da acusação.
O relatório da Comissão de Ética recomendando o afastamento de Dias foi apresentado a vinte vereadores.
Um projeto de resolução, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, também foi aprovado no sentido de determinar que o caso fosse decidido em plenário.
Rangleyson Dias, antes da votação, que ocorreu ontem, apresentou requerimento pleiteando que a sessão fosse realizada de forma secreta e com votação nominal.
A Mesa Diretora acatou parcialmente o pedido determinando realização de sessão secreta, sendo que a votação ocorreu de maneira aberta e nominal.
Dias assumiu a titularidade do mandato em maio do ano passado em substituição ao vereador Serra Alta, que foi cassado.
(FONTE: GLAÚCIO ERICEIRA)