BRASIL – Agora é oficial. O Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. A decisão foi nesta sexta-feira (17), durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia. O Brasil superou a candidatura europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
A Copa do Mundo Feminina no Brasil será a 10ª edição e a primeira disputada na América do Sul. O Brasil, por realizar o evento, já está classificado. A competição contará com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
O ministro do Esporte, André Fufuca que estava no evento e defendia o Brasil como sede, não só comemorou a decisão, como dedicou a vitória ao povo do Rio Grande do Sul.
“Que orgulho! O Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina 2027. Nosso país está pronto. Nossas jogadoras nasceram prontas! Está será a copa do Brasil, mas também de toda a América do Sul. E marcará um novo momento para o futebol feminino em nosso continente. Dedico essa vitória também aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que certamente será um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027”, destacou Fufuca.
Pela proposta apresentada pelo Brasil, serão cerca de dez estádios utilizados na Copa do Mundo de 2027: Beira-Rio (Porto Alegre); Arena Corinthians (São Paulo); Maracanã (Rio de Janeiro); Mineirão (Belo Horizonte); Fonte Nova (Salvador); Arena Pernambuco (Recife); Arena Castelão (Fortaleza); Arena Amazonas (Manaus); Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília).
A tendência é que a abertura da Copa do Mundo seja no dia 24 de junho e a final em 25 de julho, ambas no Maracanã.