MARANHÃO = O Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, anunciou que haverá a flexibilização dos horários de funcionamento de estabelecimentos como bares, conveniências em postos e comerciais, pizzarias e restaurantes até às 22h.
Após dezenas de diálogos com representantes do Sindebares e da Abrasel, o Governo do Estado ouviu as dificuldades enfrentadas pelos estabelecimentos para manter o horário noturno nos bares e restaurantes.
O secretário Simplício explicou a motivação para flexibilização dos horários. “Os clientes chegam por volta das 20h e já tem que encerrar suas contas às 21h, decidimos após debates com o comitê científico e alinhamento com o governador Flavio Dino”, disse.
Horário em bancos, lotéricas e supermercados será flexível
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) solicitou, via ofício, à Caixa Econômica Federal, a flexibilização do horário de funcionamento de agências e lotéricas, em razão do pagamento do auxílio emergencial.
Agora, o horário de atendimento inicia às 8h – a medida entrou em vigor nesta terça-feira (6), válida para todo o Maranhão -, garantindo a diminuição do fluxo de pessoas nas agências e loterias.
A flexibilização do horário de funcionamento foi solicitada em virtude do Auxílio Emergencial 2021, cujo pagamento da 1ª parcela começou nesta terça-feira e, também, das folhas de pagamentos municipais e estaduais e o pagamento do 13º salário.
“Com esta medida, visamos minimizar a concentração de pessoas, assim como contribuir com as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou o secretário da Seinc, Simplício Araújo.
Nova Portaria
A Seinc publicou, na segunda-feira (5), a Portaria nº 63/2021, que altera, de forma excepcional, o horário de funcionamento de supermercados, mercados, quitandas e congêneres na Ilha de São Luís, até o dia 11 de abril.
De acordo com a portaria, o novo horário de funcionamento permitido será das 6h (abertura) até às 0h (fechamento), desde que respeitadas as normas sanitárias em vigor.
De acordo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a determinação ocorreu após diálogo do Governo do Maranhão com o setor, levando em consideração o aumento do fluxo nestes estabelecimentos.
“Nós fizemos esta alteração com o intuito de dar maior flexibilidade aos estabelecimentos e mais horários à população para que não haja aglomeração nem tumultos. É desta forma, dialogando com a classe empresarial e o povo, que nós continuaremos dando resposta à sociedade maranhense”, acrescentou o secretário.