AXIXÁ/MA – O vice governador, e secretário estadual de educação, Felipe Camarão, entregou para as escolas públicas estaduais e municipais dos 12 municípios pertencentes a URE de Rosário, as premiações do “Prêmio Escola Digna”,e uma delas pertencentes ao município de Axixá.
O prêmio aconteceu na URE de Rosário, onde a Escola Militar Tiradentes XV, da cidade de Axixá, foi contemplada com o Prêmio no 2º e 5º ano com o Prêmio Escola Digna, e o prêmio no valor de 40 mil reais cada, sendo duas vezes no total de 80 mil reais.
A prefeita Sônia Campos, fala sobre a premiação: “Nós estamos muito felizes por superar a meta. Continuaremos trabalhando para que no próximo ano sejam mais escolas”, comentou a prefeita.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e também do Selo Prefeito(a) da Educação. O grande encontro da educação ocorrerá na URE de Rosário.
Esta é mais uma edição do Prêmio Escola Digna, que premia diversas escolas públicas estaduais e municipais que tiveram melhores desempenho de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA).
O Selo Prefeito(a) da Educação contemplará diversos prefeitos, uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades do Maranhão. Os selos são divididos nas categorias ouro, prata e bronze.
O objetivo, tanto do prêmio quanto do selo, será reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos no Maranhão, e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além da mobilização da comunidade escolar para implementação de ações didático-pedagógicas, o que favorece o alcance das metas do Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014.
O Prêmio Escola Digna é realizado com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama), realizado em 2024. A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do Seama, expressos pelo IDE – Alfa, IDE – 5º ano e IDE – 9º, que são denominadas Escolas Apoiadas.