PRESIDENTE BOLSONARO E O PRESIDENTE DO PARTIDO.

BRASÍLIA – Uma convenção nacional do Patriota decidiu afastar por 90 dias Adilson Barroso da presidência do partido. A convenção foi convocada pelo vice-presidente da sigla, Ovasco Resende, que assume o comando de forma interina. A mudança ocorre no momento em que Bolsonaro negocia a filiação à legenda.

Barroso é a favor da entrada de Bolsonaro e Resende, contra. Antes do novo conflito, aliados do presidente haviam dito que ele planejava se filiar no Patriota até o fim deste mês. A articulação de Bolsonaro para se filiar ao Patriota e controlar diretórios estratégicos deflagrou uma guerra entre correligionários.

A convenção desta quinta-feira é a terceira em menos de um mês. Resende afirmou que Bolsonaro está exigindo o comando dos diretórios de São Paulo, Rio e Minas Gerais, os três maiores colégios eleitorais do País.

Desde que deixou o PSL, em novembro de 2019, o presidente procura uma sigla para abrigar sua candidatura a um novo mandato, em 2022. Tentou montar o Aliança pelo Brasil, mas a empreitada não deu certo.