ICATU/MA – Em comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado na segunda-feira, 5 de junho, alunos e professores do povoado Sertãozinho da cidade de Icatu, realizaram um plantio de árvores. A iniciativa da escola, coordenada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), busca conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento.
“Nossos pequenos defensores do Meio Ambiente já estão fazendo a sua parte! Estou muito feliz em ver os alunos da Escola Municipal São Francisco, no povoado Sertãozinho. participando ativamente da Semana do Meio Ambiente!” Declarou o prefeito Walace Azevedo.
A turminha realizou:
Plantio de mudas;
Passeio ecológico no campo;
Visita ao Terminal Hidroviário;
Confecção de materiais a partir de objetos reaproveitáveis;
Além de diversas outras atividades!
Parabéns, crianças! Desde pequenos, vocês já são exemplos de bons cidadãos icatuenses!
A ação contou com a participação de turmas de alunos da Escola Municipal São Francisco, no povoado Sertãozinho. Acompanhado dos seus professores, eles se empenharam em plantar mudas de varias plantas.
Além do plantio, a iniciativa proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e da necessidade de reflorestar áreas degradadas. Por meio de discussões os alunos puderam entender como o desmatamento e a falta de áreas verdes impactam diretamente no equilíbrio do ecossistema e na qualidade de vida das comunidades.
As educadoras, lembraram que ações pequenas, podem fazer a diferença.
“É importante mostrar para os alunos que no dia a dia a gente pode ter, sim, ações sustentáveis e pode colaborar com a preservação do meio ambiente. Eles podem fazer isso reduzindo o consumo da água, evitar de deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, quando for usar o bebedouro, verificar se fechou o registro direitinho… Saiu da sala de aula? Apaga a luz. A gente acha que sustentabilidade são coisas enormes, e não. São coisas do dia a dia.”, afirmou os educadores.