BRASÍLIA/DF – Depois de mais de dois meses, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai reassumir o cargo para que foi eleito democraticamente.
A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que nesta quarta-feira (15), revogou o afastamento de Ibaneis, que assim reassume o Governo do Distrito Federal.
“Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal”, escreveu Moraes.
Ibaneis Rocha foi afastado do cargo pelo próprio Alexandre de Moraes em 09 de janeiro, um dia após os atos criminosos em Brasília.O ministro entendeu que o governador deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF e determinou o seu afastamento por 90 dias.
Só que na última sexta-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia dado parecer favorável ao retorno de Ibaneis ao cargo de governador, que foi pedido pela defesa dele em 9 de fevereiro.
Diante do parecer, Alexandre de Moraes atendeu a solicitação e revogou o afastamento. Durante esse dois meses, a vice-governadora Celina Leão foi quem respondeu pelo Governo do DF.