CACHOEIRA GRANDE/MA – Emoção, risos e lágrimas, agradecimento e festa. Assim foi o sábado (09 de Março) no quilombo Estiva dos Cotó, município de Cachoeira Grande (Ma). O motivo foi a construção da estrada vicinal de acesso à localidade, financiada pelo prefeito Cesar Castro, que realiza a construção desta estrada com recurso próprio onde contribui para facilitar o trânsito das pessoas, escoamento da produção e atendimento médico ao povoado Estiva dos Cotó.
O presidente da associação seu Zeca Brasil, resumiu bem a importância da obra para o quilombo.
“Várias vezes, as familias precisam se deslocar para oa sede do município de Cachoeira, e não tinha estrada agora sim. Quero agradecer a quem permitiu a construção dessa estrada, que vai permitir que a gente chegue a sede de Cachoeira mais rápido e com menos sofrimento”, relatou o presidente com os olhos marejados e os moradores em choro contido. A estrada, de pouco mais de quase cinco mil metros de extensão, é a entrega da cidadania a uma comunidade Quilombola, mas tão distante de serviços básicos.
O senhor por nome de Bordado, disse que a estrada representa o atendimento de uma luta de, pelo menos, 100 anos, sendo uma comunidade quilombola, que estava abandonada, onde ele disse que a comunidade não tem palavras para agradecer o gesto do prefeito Cesar Castro. “Essa é a estrada da liberdade”, resumiu ele. Outro representante da comunidade, falou que o prefeito Cesar Castro, vai fica na história, por se passaram diversos prefeito e nunca tinham tido esta coragem.
O acesso terrestre abre novas possibilidades para o quilombo Estiva dos Cotó. Antes, a pequena produção do beneficiamento da agricultura, não conseguia sair facilmente da localidade. Dependia de animais, ou moto. A partir de agora, o investimento da comunidade irá permitir uma mudança de vida na localidade. “Tudo começou com as demandas apresentadas para o prefeito de Cachoeira Grande, Cesar Castro. Não limitamos esforços para atender. São comunidades como esta que são os principais aliados na preservação da vegetação e da vida”, disse o prefeito Cesar Castro.