MARANHÃO = O Governo do Maranhão realizou, na última semana, mais de mil testes em barreiras sanitárias montadas nas principais entradas da capital e do município de Imperatriz. A ação visa conter a transmissão da Covid-19, bem como monitorar o cenário da pandemia no estado. As barreiras foram montadas de forma estratégica no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, no Terminal da Ponta da Espera e na Rodoviária, em São Luís; e no Aeroporto de Imperatriz.
“A testagem é, sem dúvidas, uma estratégia que tem mostrado a sua relevância diante do cenário pandêmico. Ações como essa garantem o monitoramento dos casos no estado, identificando tanto os assintomáticos como os sintomáticos, dando respostas cada vez mais rápidas na assistência aos doentes, diminuindo a possibilidade de agravos e, consequentemente, de internações. O resultado disso é que temos salvado muitas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O método utilizado na testagem é o teste de antígeno. O resultado é possível em até 15 minutos, o que aumenta a capacidade de resposta rápida em caso de resultado positivo para a doença. A testagem acompanha a chegada de voos e é realizada de forma voluntária. Os pacientes que testam positivo para a Covid-19, de acordo com avaliação, podem ser encaminhados para a realização do teste RT-PCR e para assistência em unidade de referência para assistência a pacientes com a doença.
O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Carlos Vinícius Ribeiro, enfatiza que a ação faz parte das estratégias do Governo para monitorar os casos da doença no estado. “Trabalhamos com a testagem com um dos pilares de enfrentamento à pandemia no Maranhão. Desde antes do primeiro caso, temos investido em ações que ofereçam testes à população, especialmente aos que apresentam sintomas graves da Covid-19. Neste momento, as barreiras são fundamentais também para aumentar o nosso controle sobre a circulação das variantes da doença”, destacou.
Testagem
Além da testagem nestes quatro pontos temporários, a SES também disponibiliza o teste, de forma permanente, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Testagem (CT) da Beira-Mar. Somente neste mês de maio, as UPAs do estado localizadas em São Luís realizaram 9.286 testes RT-PCR e 1.399 de antígeno.
Já no Centro de Testagem (CT) da Beira-Mar, de janeiro a junho, foram realizados mais de oito mil testes, entre RT-PCR, testes rápidos, sorológicos e do tipo antígeno. Também foram realizados 38.539 testes nos drive-thrus instalados pelo Governo.
Um ponto de testagem também foi instalado no Hospital Aquiles Lisboa (HAL), localizado no Bonfim, na região Itaqui-Bacanga. No período de 25 de maio a 1º de junho, foram realizados pela equipe do HAL 659 testes, dos quais 600 apresentaram resultado negativo para a Covid-19.