MARANHÃO – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve reunido com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), na tarde de quinta-feira (06), no Palácio dos Leões. O encontro entre os dois aconteceu para discutir a região amazônica. O vice-presidente busca reaproximação após a retirada dos governadores do Conselho da Amazônia Legal.
O vice-presidente afirmou que os governadores continuam com participação nas ações de governo dentro da Amazônia Legal e que um planejamento ainda será entregue a cada um.
“A minha ida a cada um dos estados foi exatamente para mostrar isso a eles e dizer que eles não estão sem voz. Pelo contrário, eles têm a voz. E quando nós tivermos um planejamento pronto, eu vou apresentar aos governadores para que eles retifiquem ou ratifiquem aquilo que nós estamos colocando como prioridade. Não resta dúvida que a gente observa que a prioridade em torno da questão do desmatamento ilegal e queimada, concomitantemente tem que ser realizado junto com o ordenamento territorial e a regularização fundiária, que é um problema que atinge o Brasil todo, e em especial essa região da Amazônia”, declarou.
O conselho foi criado pelo decreto 1.541, de junho de 1995, para assessorar o presidente da República na formulação de políticas públicas para a região; coordenar ações integradas na Amazônia; e propor medidas.
Em janeiro, Bolsonaro informou que iria criar o grupo e que o responsável passaria a ser o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.