Arraial da Vacinação em ritmo de São João.

MARANHÃO – Com direito a toadas de bumba-boi e outras manifestações culturais dos festejos juninos, o Arraial da Vacinação, instalado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Arraial do Ipem, em São Luís (MA), facilita ainda mais o acesso aos imunizantes para crianças, jovens e adultos. 
Na sexta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o atendimento no Arraial da Vacinação em ritmo de São João. “No maior São João do Brasil, o compromisso do governador Carlos Brandão é cuidar dos maranhenses ampliando a cobertura vacinal. Por isso queremos chamar atenção das pessoas para que juntos possamos avançar nas coberturas vacinais, principalmente com aquelas vacinas que fazem parte do calendário anual, como a da gripe”, disse. 
As vacinas estão disponíveis para todos os públicos, sempre às sextas, sábados e domingos, das 17h às 21h, até 14 de julho, no Arraial do Ipem. Para vacinar é necessário a apresentação de documento oficial com foto e carteira de vacinação. 
José Fernando da Silva tem 66 anos e aproveitou o momento de lazer para se vacinar também contra a Covid-19. “Eu vi o estande e pensei, porque não? Para mim a vacinação é importante em todos os sentidos e eu busco estar com a minha carteirinha sempre em dias”.
Isadora Moreira Gomes, de 7 anos, esteve com a mãe, a irmã mais nova e a avó para se vacinar contra gripe. “A vacinação significa que a nossa saúde é uma coisa importante”, compartilhou a jovem.
O empresário Danilo Furtado, de 42 anos, também recebeu a dose contra gripe. “Uma ideia como esta é importante principalmente para quem tem o tempo corrido, como é o meu caso. Agora eu posso curtir o São João sabendo que estou também cuidando da saúde”.

Vacinas disponíveis
O Arraial da Vacinação iniciou o atendimento no dia 14 de junho, e no local, o público conta com as doses disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), entre as quais estão: vacina contra Covid-19; Influenza; Hepatite B (doença evitada: Hepatite B); VIP (Doença evitada: Poliomielite); VOP (Doença evitada: Poliomielite); Rotavírus (Doença evitada: Diarreia por Rotavirus) e Penta (Doença evitada: Hepatite B, Difteria, Tétano, Hemophlius tipo B), entre outras.