PROFESSORES REALIZANDO PASSEATA PELO PISO SALARIAL.

MORROS/MA – Na manhã desta quinta-feira (24), professores da rede municipal de ensino da cidade de Morros, realizaram um protesto nas ruas da cidade. A categoria cobra do prefeito Paraíba, um reajuste salarial de 33,24%, com base na portaria assinada pelo presidente da república Jair Bolsonaro (PL).

“A nossa reivindicação é pelo descumprimento do prefeito em relação a dois documentos legais, além do piso o Estatuto do Educador, que diz que o reajuste deve ser feito no mês de janeiro, e nosso contracheque saiu sem o reajuste determinado pela Lei do Piso, pelo MEC, que é de 33,24%”, afirmam os professores da rede municipal. 

A manifestação teve início por volta das 8h30, com concentração na Praça principal e segue em passeata até a sede que se diz prefeitura, no Centro da cidade.

VEREADORES DE MORROS QUE APOIAM OS PROFESSORES (Vereadora Eliene, vereador Natan, vereadora Alzerina, vereador Irmão Claúdio e o vereador Cuy).

APOIO DOS VEREADORES

Os professores, contaram com o apoio dos vereadores: Vereadora Eliene, vereador Natan, vereadora Alzerina, vereador Irmão Claúdio e o vereador Cuy.

Reajuste de professores

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, assinaram na última sexta-feira (4), no Palácio do Planalto, a portaria que oficializa o novo piso salarial dos professores da educação básica da rede pública. O valor passará de R$ 2.886 para R$ 3.845,63.

Segundo a lei do piso salarial dos professores, sancionada em 2008, o reajuste deve ser feito anualmente, no mês de janeiro. O piso salarial é definido pelo governo federal, mas os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e pelos governos estaduais.

De acordo com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, mais de 1,7 milhão professores serão beneficiados pelo reajuste em todo o país.

VEJA OS VÍDEOS ABAIXOS:

PROFESSORES REVINDICANDO SEUS DIREITOS