PRESIDENTE JUSCELINO/MA = Esta semana, a prefeitura de Presidente Juscelino realizou importantes ações nas áreas da saúde e educação, favorecendo profissionais e população. A semana é marcada por evento reunindo classe de professores e gestores escolares, além de continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. As iniciativas têm determinação do prefeito Dr. Pedro Paulo, para que estas e outras áreas de interesse da população sejam sempre reforçadas.
“A educação é o futuro de um país e de uma população. Sabemos da importância do ensino para a melhor qualidade de vida da nossa gente e o conhecimento é o instrumento maior que um povo possui. E com a Busca Ativa, estamos buscando nossos alunos para estudar e garantir que eles possam ter um futuro. também estamos reforçando a vacinação, conscientes que essa campanha deve prosseguir fortemente. Estamos em momento delicado, de pandemia e a saúde, mais que nunca, precisa ser cuidada. Por isso, vamos vacinar”, destaca o prefeito Dr. Pedro Paulo.
Na quinta-feira (18), profissionais da educação participaram evento do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Cacs é um colegiado que tem como função principal, acompanhar e controlar a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.
A reunião formativa do Cacs Fundeb teve participação da secretária Municipal de Educação, Thamiris Rabêlo e demais conselheiros do órgão. “O objetivo deste encontro foi mobilizar os conselheiros titulares e também suplentes, para apresentar a função de cada um e suas respectivas obrigações. É importante sempre estarmos reunidos para conversar sobre temas que venham melhorar ainda mais a qualidade da educação no nosso município”, frisou a secretária Thamiris Rabêlo.
Ainda na educação, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Busca Ativa Escolar com visita técnica às famílias de alunos da zona urbana. O objetivo é fazer acompanhamento aos estudantes e reforçar a importância do estudo e da escola. A iniciativa teve como mote o tema ‘Fora da Escola, Não Pode!’.
A frequência escolar, além de parâmetro para acompanhamento da aprendizagem, é usada para manter o vinculo em programas sociais daquelas famílias que são beneficiadas. “A secretaria Municipal de Educação segue as recomendações e flexibiliza algumas situações que norteiam as atividades letivas, em consequência da pandemia e do distanciamento social. E estamos, sempre, próximos de nossos alunos”, frisou Thamiris Rabêlo. A Busca Ativa consta no Planejamento Nacional de Educação e é uma estratégia para universalizar a educação dos jovens.
Vacinação
A prefeitura prossegue com a campanha de vacinação contra Covid-19 e na última quinta-feira (18), deu início à imunização dos profissionais da educação, com idades de 30 a 49 anos. O município segue cronograma de imunização do público-alvo, conforme definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
“Ficamos muito satisfeitos com o andamento da vacinação em nosso município e sabemos da importância em ter a população alvo imunizada. A campanha de vacinação contra a Covid-19 vem avançando em nossa cidade e quem ganha é a nossa população, que terá sua saúde preservada”, ressaltou Dr. Pedro Paulo.