ICATU/MA – A prefeitura de Icatu, realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para reforçar a importância de garantir dignidade, proteção e voz a todos os idosos icatuenses, promovendo políticas públicas que assegurem seus direitos e bem-estar. Isso inclui ações como a criação e fortalecimento de programas de atenção ao idoso, a garantia de acesso a serviços de saúde e assistência social, e a promoção de espaços de diálogo e participação social.
A prefeitura de Icatu, tem um papel crucial na promoção do envelhecimento saudável e ativo, garantindo que os idosos icatuenses tenham acesso a serviços de qualidade e oportunidades de convívio social. Para isso, é fundamental:
Criar e manter programas que visa a promoção do envelhecimento saudável, autonomia e convívio comunitário para os idosos.
Assegurar o acesso a serviços de saúde adequados, com atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, incluindo atenção domiciliar.
Realizar eventos como conferências e pré-conferências municipais para discutir os direitos e desafios enfrentados pelos idosos.
Conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos e combater qualquer forma de violência ou discriminação.
Implementar medidas para proteger os idosos de fraudes financeiras, um problema que tem sido relatado em algumas cidades e que requer atenção.
“Eles já cuidaram de nós… agora é nossa vez de cuidar deles!
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi um momento de respeito, carinho e compromisso com aqueles que ajudaram a construir a história de Icatu.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, reforçamos a importância de garantir dignidade, proteção e voz a todos os idosos. Envelhecer com amor e respeito é um direito!” Postou o prefeito Walace Azevedo.
Ver essa foto no Instagram







