1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

ICATU/MA – A prefeitura de Icatu, realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para reforçar a importância de garantir dignidade, proteção e voz a todos os idosos icatuenses, promovendo políticas públicas que assegurem seus direitos e bem-estar. Isso inclui ações como a criação e fortalecimento de programas de atenção ao idoso, a garantia de acesso a serviços de saúde e assistência social, e a promoção de espaços de diálogo e participação social. 

Elaboração:

A prefeitura de Icatu, tem um papel crucial na promoção do envelhecimento saudável e ativo, garantindo que os idosos icatuenses tenham acesso a serviços de qualidade e oportunidades de convívio social. Para isso, é fundamental: 

1. Implementar e fortalecer políticas públicas:

Criar e manter programas que visa a promoção do envelhecimento saudável, autonomia e convívio comunitário para os idosos.

Assegurar o acesso a serviços de saúde adequados, com atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, incluindo atenção domiciliar. 

Estimular ações intersetoriais para garantir a integralidade da atenção aos idosos, envolvendo diversas áreas como saúde, assistência social e cultura. 
Garantir o acesso à informação e a defesa dos direitos dos idosos. 
2. Promover a participação social:

Realizar eventos como conferências e pré-conferências municipais para discutir os direitos e desafios enfrentados pelos idosos. 

Criar espaços de diálogo e participação, onde os idosos possam expressar suas necessidades e opiniões. 
Estimular a participação dos idosos em atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer. 
3. Combater a violência e a discriminação:

Conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos dos idosos e combater qualquer forma de violência ou discriminação. 

Denunciar casos de violência e maus-tratos contra idosos. 
Promover a inclusão e a valorização da pessoa idosa na sociedade. 
4. Garantir a segurança financeira:

Implementar medidas para proteger os idosos de fraudes financeiras, um problema que tem sido relatado em algumas cidades e que requer atenção. 

Assegurar que os idosos tenham acesso a benefícios e programas sociais que lhes garantam uma renda mínima e qualidade de vida. 
Ao adotar essas medidas, a prefeitura de Icatu, estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os idosos icatuenses são valorizados e podem envelhecer com dignidade e com qualidade de vida. O prefeito Walace Azevedo, fez questão de compartilhar esta importância em sua rede social:

“Eles já cuidaram de nós… agora é nossa vez de cuidar deles!
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi um momento de respeito, carinho e compromisso com aqueles que ajudaram a construir a história de Icatu.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, reforçamos a importância de garantir dignidade, proteção e voz a todos os idosos. Envelhecer com amor e respeito é um direito!” Postou o prefeito Walace Azevedo.