FELIPE CAMARÃO, BRANDÃO, FÁBIO GENTIL E JOSIMAR.

MARANHÃO – No ano de 2026, cerca de 7.153.262 eleitores e eleitoras maranhenses irão às urnas escolher dinovo representantes para Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Enquanto São Luís, o quantitativo é de 1.115.932 eleitoras e eleitores, com fortissimos nomes para governador e senador.

E o Portal do Munim, realizou uma analises, sobre quem poderia ser os fortes candidatos em 2026, a governador do estado e os fortes para concorrer as duas vagas para senador da república.

Como Felipe Camarão, é o vice de Carlos Brandão, ele será um fortissimo candidato para concorrer para governador do estado. Já na situação de senador, surge os nomes de Carlos Brandão, Josimar de Maranhãozinho e Fábio Gentil de Caxias, sendo os três fortissimos candidatos a disputar as duas vagas, claro que sugirá outros candidatos.

GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO.

Carlos Brandão, sai vitorioso nas urnas

A eleição para o governo do Maranhão, transcorrida no dia 2 de outubro de 2022, foi vencida pelo candidato Carlos Brandão, do Partido Socialista Brasileiro. Brandão obteve 1.769.187 votos, o que representou 51,29% dos votos válidos. O agora governador reeleito polarizou sua campanha com Lahésio Bonfim (PSC), 24,87% seguido pelo pedetista Weverton Rocha, 20,71% dos votos. 

Durante o período eleitoral Brandão se apresentou como continuidade ao projeto iniciado por Flávio Dino, que renunciou ao cargo em abril para disputar o Senado em meio a uma aprovação que beirava os 60%.

“Grande dia para a democracia! Em Colinas, logo cedo, deixei meu voto na urna, com muita esperança e fé! Vamos à luta e vamos à vitória!“, declarou mais cedo Carlos Brandão na saída do local de votação.

Brandão sai vitorioso numa campanha que aglutinou o maior número de partidos na aliança ao governo: 11, do PSDB ao PT, passando pelo MDB da família Sarney. A ampla coligação brandonista garantiu o maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito, o que o entorno de sua campanha classificou como crucial para consolidar seu favoritismo. 

FÁBIO GENTIL COM A FILHA AMANDA E A ESPOSA DANIELA.

Fábio Gentil mostra força mais uma vez elegendo a filha e a esposa

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, passa mais uma eleição demonstrando que é um dos mais preparados políticos da nova safra do Maranhão. Não bastasse ser reeleito com mais de 80% dos votos em 2020, agora elege sua filha, Amanda Gentil deputada federal com 108.699 votos e a esposa, Daniella com 47.277 votos, deputada estadual.

Gentil é, indiscutivelmente, um fenômeno político. Em 2016 era vereador de Caxias e lançou-se, sem grupo, candidato a prefeito da cidade enfrentando a máquina do experiente e falecido Humberto Coutinho, cujo filho, Léo Coutinho disputava a reeleição. Fábio fez uma campanha franciscana e, dotado de muita retórica, destacou todos os pontos fracos das sucessivas administrações dos Coutinhos ou aliados e conseguiu vencer a eleição com 39.171 votos (50,79%).

JOSIMAR E DETINHA.

Josimar de Maranhãozinho mostra força, se reelege, elege Detinha e ainda Fabiana Vilar

Nem mesmo as intensas ações da Polícia Federal foram suficientes para abalar a força política demonstrada nestas eleições pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). Para quem pensava que o parlamentar, que chegou a cogitar sair candidato ao Governo do Maranhão, iria sair derrotado nas urnas, enganou-se.

Josimar não só se reelegeu para mais um mandato à Câmara Federal como ainda elegeu a esposa, atual deputada estadual Detinha (PL), também para o Legislativo em Brasília e de quebra elegeu a sobrinha Fabiana Vilar para a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Josimar obteve 158.360 votos, ficando na terceira colocação, enquanto sua esposa Detinha foi a mais votada para a bancada federal maranhense com 161.206 votos. Já a sua sobrinha, Fabiana Vilar (PL) obteve 55.314 votos.