O prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado Federal Duarte Júnior.

SÃO LUÍS/MA – O prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera a preferência dos eleitores da capital maranhense em todos os cenários apresentados pelo instituto Três Pesquisas em uma sondagem para as eleições municipais de 2024. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (20), Braide e o deputado Federal Duarte Júnior protagonizaram a disputa pela Prefeitura de São Luís.

PESQUISA.

– Espontânea

De acordo com a desconhecida empresa, no cenário espontânea, os indecisos somam 59%. Outros 19% declararam voto no atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) – que disputa a reeleição. O deputado Federal Duarte Júnior aparece em segundo lugar, com 11,8%. O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior vem em terceiro, com 1,5% e na sequência aparece o nome de Fábio Câmara com 1,1%.

Com menos de 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea aparecem os deputados estaduais Yglesio Moises e Neto Evangelista, ambos com 0,6%; o também deputado estadual Wellington do Curso e o governador Carlos Brandão com 0,3% cada; o secretário de agricultura do Estado do Maranhão, Bira do Pindaré, aparece com 0,1%. Votos em branco e nulos somam 5,7%.

– Estimulado 

Os dados do cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos aplicadores da pesquisa, apresentaram os seguintes resultados: Eduardo Braide: 34,4%; Duarte Jr: 25%; Edivaldo Holanda Jr: 6,5%; Neto Evangelista: 4,1%; Yglesio Moises: 4,0%; Wellington do Curso: 3,6%; Fábio Câmara: 2,9%; Diogo Galhardo: 0,4%; Não sabe/não respondeu: 7,5% e branco, nulo, ninguém: 11,6%.

– Rejeição 

O pré-candidato Edivaldo Holanda Jr aparece no topo da lista com 21,1% no índice de rejeição, seguido por Eduardo Braide que tem 12,6% da rejeição do eleitorado. O deputado estadual Yglesio Moises aparece 11,3% seguido por Duarte Jr (7,9%). A pessoa menos rejeitada foi o deputado estadual Neto Evangelista, com 3,9%. Além disso, 17,3% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 11,5% não sabem ou não quiseram responder a este item da pesquisa.

– Dados 

A empresa diz ter ouvido 800 eleitores com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 10, 11 e 12 de Novembro, na zona urbana e rural de São Luís e o grau de confiança é de 95%. Também estipulam a margem de erro da pesquisa de cerca 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.