MPF.

MARANHÃO – O Ministério Público do Maranhão (MPF-MA) anunciou a abertura de inscrições para um processo seletivo de estágio para formação de cadastro de reserva nas cidades de São Luís, Bacabal, Caxias e Imperatriz. As inscrições podem ser feitas,pela internet, entre 27 de março a 3 de abril.

Podem participar alunos dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Informática. O estágio é de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias.

O valor da bolsa mensal é de R$ 976 e o estagiário tem direito à auxílio-transporte de R$ 11 por dia efetivamente estagiado.

O candidato deve estar matriculado em uma instituição de Ensino conveniadas com o Ministério Público Federal, conforme lista disponível no edital. No momento da contratação, o candidato deve ter concluído, pelo menos:

* O 2º ano ou 4º semestre do curso superior – quando tiver 10 ou mais semestres de duração;

* O 3º semestre – quando o curso tiver duração de 7 a 9 semestres;

* O 2º semestre – quando a duração fora de 5 a 6 e semestres;

* O 1º semestre – quando a duração do curso for menor ou igual a 4 semestre.

Inscrições

Além de se inscrever no site, o aluno também deve comparecer, entre 10 a 14 de abril, das 11h às 16h, para confirmar a inscrição. O endereço para comparecimento é na sede da Procuradoria-Geral da República, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, no bairro Areinha, em São Luís.

O estudante deve estar portando os documentos exigidos pelo edital e a inscrição, só será validada se o candidato cumprir com a etapa de confirmação presencial da inscrição.

Os pré-inscritos e cujas inscrições forem deferidas, vão receber um e-mail de confirmação, até 17 de abril. O candidato ficará responsável de certificar-se do recebimento e caso isso não aconteça, deverá comunicar por meio do e-mail [email protected].

Documentos

A lista completa dos documentos necessários para realizar as inscrições está disponível no edital. Entre eles estão:

* Documento de identidade com foto;

* CPF;

* Comprovante atualizado de matrícula (expedido nos últimos 30 dias por uma Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regulamento matriculado);

* Termo de consentimento (Anexo III do Edital).

Os documentos serão analisados por integrantes da Comissão de Estágio, que vai definir o deferimento ou não da inscrição O candidato precisa acompanhar o andamento, por meio do e-mail do site ou seletivo.

Provas

As provas serão objetivas para todos os cursos. Entretanto, os candidatos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo) e Direito, vão passar por uma prova presencial, a ser feita presencialmente em 21 de maio.

Os locais de prova serão divulgados no site do seletivo. O tempo de duração do certame será de 4 horas, com início às 9h e término às 13h (horário de Brasília).

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Os exames deverão ser feitos com caneta esferográfica azul ou preta e os estudantes, deverão estar com o comprovante de inscrição e documento de identidade com foto.

De acordo com o MPF, os resultados serão divulgados no site do órgão, com data prevista para o gabarito preliminar da prova, ser divulgado, em 22 de maio. Já a relação preliminar das notas da prova subjetiva, está previsto para 20 de junho.

Recursos

Segundo o MPF, os alunos terão direito à recorrer dos resultados da prova objetiva no prazo de um dia útil (25 de maio, até às 17h), após a data da divulgação do gabarito preliminar. E em relação à prova discursiva, os alunos também terão o prazo, de um dia útil (26 de junho, até às 17h), após a data de divulgação do resultado preliminar.

Os aprovados serão convocados por meio de e-mail e publicação no site do MPF, conforme a necessidade de cada unidade e, de acordo, com quadro de vagas disponível.

As convocações vão acontecer de acordo com a ordem de classificação ao longo da validade do seletivo, que será de um ano, a partir da data de homologação do resultado final. Entretanto, isso poderá ser prorrogado, por igual período, a critério do Procurador-Chefe da Procuradoria da República do Maranhão.

(G1MA)