MARANHÃO – Entre a última sexta-feira (24) e o domingo (26), o Arraiá da Vacinação, organizado pelo Governo do Estado, promoveu a imunização de 467 pessoas com idade a partir de cinco anos contra Covid-19. A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a doença e, assim, a proteção da população. O Arraiá da Vacinação acontece no Ipem até a sexta-feira (1º).
“Nossa intenção é aproveitar o espaço para oferecer uma ação de saúde aos brincantes, beneficiando as pessoas que precisam atualizar o seu esquema vacinal. Dessa forma, ampliamos a proteção contra a doença, facilitando o acesso da população às doses disponíveis”, explicou a superintendente de Epidemiologia da SES, Mayrlan Avelar.
Somente na sexta-feira, foram aplicadas 130 doses e, no sábado, 168 pessoas receberam uma dose contra Covid-19. Já no domingo, o total de pessoas vacinadas foi de 169.
De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a maior demanda tem sido pela terceira e quarta dose da vacina. “A predominância está equilibrada entre a 3ª e 4ª doses, porém estamos atendendo também pessoas para a primeira dose, entre crianças e adultos”, disse Halice.
O público-alvo do Arraiá da Vacinação inclui pessoas com idade a partir de cinco anos que precisam atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19, bem como aqueles com 40 anos ou mais que ainda não receberam a 4ª dose. Para ser imunizado, é preciso apresentar documento com foto e carteira de vacinação.
Mais pontos de vacinação
A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Governo do Maranhão também disponibiliza três pontos na capital: IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e as policlínicas Cidade Operária e Vinhais.