MARANHÃO = O Governo do Estado, por meio da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), publicou nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Estado do Maranhão, caderno Executivo, o edital do Prêmio Servidor Pesquisador. A premiação foi instituída pelo governador Flávio Dino através do Decreto Nº 35.818 de 14 de maio de 2020.
O Prêmio é destinado aos servidores públicos que realizam pesquisas de relevância para o desenvolvimento, inovação e modernização da administração pública, com ênfase na melhoria da prestação dos serviços públicos no Estado do Maranhão.
Para o diretor da EGMA, professor Odair José, “o Prêmio é uma forma da EGMA e os servidores estaduais contribuírem com a modernização da administração estadual e com a melhora na entrega dos serviços à população”.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas mediante submissão de proposta durante o período de 28 de janeiro a 26 de março, por meio do endereço eletrônico: egma.ma.gov.br.
Para concorrer ao Prêmio Servidor Pesquisador, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: ser servidor público em atividade na administração pública direta, autárquica ou fundacional do Poder Executivo Estadual; e possuir nível superior reconhecido pelo órgão competente.
Cada candidato ou equipe pesquisadora poderá inscrever somente 01 (um) artigo técnico-científico. E cada participante pode integrar somente uma equipe pesquisadora, que poderá ser composta por no máximo 03 (três) servidores.
O Prêmio analisará trabalhos realizados conforme os seguintes eixos:
Desenvolvimento Econômico e Cidadania – Erradicação da pobreza; trabalho, emprego e renda; participação popular e cidadania; educação; saúde; saúde do servidor público; economia rural; gestão ambiental; segurança pública; desenvolvimento sócio cultural.
Modernização e Inovação da gestão pública – infraestrutura e logística; eficiência energética; Planejamento urbano e acessibilidade; Governo digital; novas metodologias de gestão; Tecnologia da informação e Comunicação; gestão estratégica no setor público; gestão de processos.
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas – análise de políticas públicas atualmente em execução pelo Governo do Estado quanto ao seu desenho, implementação e/ou mensuração de resultados e impacto.
Premiação
Os três melhores artigos de cada categoria, dentre todos os temas identificados no edital, receberão troféu e certificado de destaque emitido pela EGMA.
Haverá premiação para o 1º (primeiro) lugar de cada categoria.
O 1º lugar “Servidor Pesquisador Iniciante”, receberá uma premiação no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Já o 1º lugar “Servidor Pesquisador Sênior”, receberá uma premiação no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).