Educacao.

MARANHÃO – O governador em exercício, Felipe Camarão, recebeu na noite dessa quinta-feira (5) a visita de cortesia de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Maranhão. Na ocasião, o gestor estadual parabenizou a nova diretora eleita para a Undime, Karla Nascimento, e reforçou o compromisso com as pautas da Educação.
“Tenho certeza de que faremos um grande trabalho juntos pela educação pública do Estado do Maranhão. Hoje, tratamos de temas relevantes, como transporte escolar, alfabetização de crianças e, também, de jovens e adultos, além de formação continuada de professores, infraestrutura do Escola Digna, regime de colaboração, entre outros temas relevantes para a nossa realidade maranhense”, afirmou o governador em exercício.
Felipe Camarão também lembrou que a partir do próximo ano entra em vigor o ICMS da Educação, que permitirá a ampliação da margem de verbas que serão repassados aos municípios pelos Estados.
“O ICMS da Educação vai entrar em vigor a partir do próximo ano e o Maranhão tem o maior índice do Brasil. Tenho certeza que juntos, liderados pelo governador Carlos Brandão, com nossos prefeitos e prefeitas, garantiremos uma educação pública de qualidade e com responsabilidade social, assegurando, sempre, a equidade para os nossos estudantes”, frisou.
A presidente da Undime no Maranhão, Karla Nascimento, destacou a importância da gestão municipalista realizada pelo Governo do Estado. “Precisamos continuar andando juntos para construir uma educação pública cada vez com mais qualidade e equidade. Todas as pautas que o governador em exercício mencionou são extremamente importantes para nós que fazemos a gestão municipal, e para que a gente possa ter um atendimento educacional com qualidade e para todas as crianças”, disse.
A reunião também contou com a presença do secretário em exercício de Estado da Educação, Anderson Lindoso, e de secretários municipais de Educação.
Sim, Eu Posso!
No mesmo dia, Felipe Camarão recebeu membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e debateu políticas públicas em diversas áreas, incluindo a educação. Um dos assuntos tratados foi a próxima etapa do programa ‘Sim, Eu Posso!’, desenvolvido a partir de parceria com o MST para a alfabetização de adultos.
“Discutimos a próxima etapa do programa ‘Sim, Eu Posso!’ e, também, debatemos projetos voltados para a educação, missão internacional, colaboração com Cuba, entre outros temas importantes para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou o governador em exercício.
Felipe Camarão lembrou que outras parcerias já são desenvolvidas com o MST, e que, a partir da articulação do movimento social, o Maranhão será um dos seis estados brasileiros a testar máquinas da China para desenvolvimento da agricultura familiar. 
“Da minha parte e do governador Carlos Brandão, o MST tem a nossa gratidão, o nosso respeito e a nossa parceria. Isso demonstra que quando os movimentos sociais e a sociedade civil organizada trabalham juntos com o Governo do Estado quem ganha é a população”, declarou Felipe Camarão.
A dirigente do MST no Maranhão, Júlia Araújo, agradeceu a abertura da gestão estadual para o diálogo e parcerias com os movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil.
“Vamos seguir construindo parcerias importantes e dialogando para a construção de uma política de reforma agrária, de uma política de educação no campo e do protagonismo da nossa juventude, que foi uma pauta importante do nosso debate. Seguimos fortalecidos com o Governo do Maranhão nesse diálogo popular, tão importante para a classe trabalhadora”, observou.