Ex-prefeito de Lago do Junco Osmar Fonseca.

MARANHÃO – Deu ruim para o ex-prefeito de Lago do Junco-MA, Osmar Fonseca dos Santos, preso nesta quarta-feira (21), durante operação realizada em conjunto pelo Ministério Público e Polícia Civil do Maranhão. Além do ex-prefeito, um filho de Osmar, identificado como Olavo Augusto Fonseca, também foi preso na operação.

A operação também realizou inúmeras apreensões de bens, que seriam de propriedade do ex-prefeito de Lago do Junco.

Osmar Fonseca já foi alvo de outras operações, entre elas em dezembro de 2021 e agosto deste ano. Nessas oportunidades, durante a Operação Grinch, foram apreendidos documentos, computadores, celulares, aparelhos eletrônicos, joias e veículos.

A Operação Grinch foi resultado do Procedimento Investigatório Criminal nº 050323-750/2021, instaurado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas) em 2021, para apurar possíveis fraudes em processos licitatórios no município de Lago do Junco entre os anos de 2014 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito Osmar Fonseca dos Santos.

Nesse período foi movimentado o montante de R$ 17.999,493,60, originado de contratos administrativos pactuados entre as empresas investigadas e o Município.

“Os indícios apontam para a presença de um núcleo político liderado por Osmar Fonseca dos Santos que, por exercer forte influência no município de Lago do Junco, formou uma rede especializada na dilapidação de recursos públicos. Para isso, foi necessário que houvesse um núcleo administrativo, composto pelo ex-pregoeiro Alam Xavier Silva. Como financiadoras, pertenciam ao núcleo empresarial as sociedades que possuem vínculos com Alam Xavier e contrataram com o município de Lago do Junco entre os anos de 2014 e 2020”, explicaram à época os integrantes do Gaeco. A atual prefeita de Lago do Junco, Edina Fontes, é esposa de Osmar Fonseca.