MARANHÃO – Em comemoração ao Dia Internacional da Superdotação, estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizam, nesta terça-feira (10), mesas redondas para discutir temas variados que envolvem as altas habilidades.
O NAAH/S Joãosinho Trinta é um órgão da Rede Pública Estadual de Ensino de apoio pedagógico voltado para o aprimoramento das potencialidades de crianças, adolescentes e jovens com características de altas habilidades/superdotação.
“Os estudantes com características comportamentais em superdotação são aqueles que possuem grande memória, agilidade nas relações de ideias e conceitos; rapidez de pensamento; muita criatividade e originalidade nas respostas”, explica o gestor geral Fabiano Tájra, acrescentando que o evento tem a intenção de divulgar os atendimentos realizados no Núcleo durante o ensino remoto e, agora, em formato híbrido.
Fabiano ainda citou o renomado pesquisador Joseph Renzulli, que aponta: “estes estudantes demonstram habilidade acentuada em uma ou mais áreas, grande criatividade e muito comprometimento com a tarefa, destacando significativo papel no ambiente escolar, familiar e os traços de personalidade”.
A programação será realizada em dois turnos: das 9h às 11h e das 15h às 17h, de forma presencial no auditório do NAAH/S, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, bairro Cohab.
SERVIÇO:
- O quê: Dia Internacional da Superdotação no NAAH/S Joãosinho Trinta.
- Quando: Nesta terça-feira (10), das 9h às 11h e das 15h às 17h.
- Onde: Avenida Jerônimo de Albuquerque, bairro Cohab-Anil I.
Sugestão de entrevistas:
- Gestor geral do NAAH/S Joãosinho Trinta, Fabiano Tájra;
- Estudantes.
Fonte: Seduc