SEMED DE PAULINO NEVES/MA.

PAULINO NEVES/MA – A Câmara aprovou, na manhã dessa segunda-feira (18/09), durante sessão ordinária, projeto de lei que institui, em Paulino Neves, o Sistema Municipal de Avaliação Educacional.
Com a lei, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED pretende garantir que o monitoramento e a avalição da educação no município sejam sistemáticos e orientados por processos científicos. A ideia é oferecer subsídios para gestores e professores estabelecerem metas para a melhoria do ensino e o planejamento de suas ações para superar as dificuldades de aprendizagem.
O processo já estava previsto na lei que estabeleceu o Plano Municipal de Educação, em 2015. Pelo projeto, o sistema vai ser constituído da chamada Prova SIMAE, Avaliação da Leitura, Fluência de Compreensão Leitora (Audiências de Leitura), Diagnóstico da Educação Infantil e demais avaliações externas nos âmbitos estadual e federal.

A Prova SIMAE, coordenado e executado pela SEMED vai avaliar o Ensino Fundamental e monitorar o desempenho das crianças na Educação Infantil. Será periódica e obrigatória para todas as escolas da rede municipal. Deverá atender às diretrizes pedagógicas vigentes e garantir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“As políticas educacionais devem se beneficiar dos avanços alcançados pelos instrumentos de avaliação ao longo dos anos. O monitoramento constante permite a tomada de decisões baseadas em evidências, orientando as práticas docentes tanto no dia a dia quanto a médio e longo prazos”, explica a Coordenador Municipal de Ensino, professor Fran Oliveira.