Irmão do governador, José Henrique Brandão, a médica Helena Duialibe (PP) e Ex-secretária de Estado e ex primeira-dama do Maranhão, Alexandra Tavares.

MARANHÃO – Reeleito no último dia 02, o governador Carlos Brandão (PSB) já começou a analisar nomes de profissionais que, muito em breve, poderão compor o seu novo secretariado.

O titular do Palácio dos Leões, juntamente com aliados próximos, que formam seu núcleo político e de aconselhamento, quer dar cara própria a sua gestão, o que implicará em demissões de auxiliares do primeiro escalão que foram indicados e são da cota pessoal do ex-governador Flávio Dino (PSB), eleito senador.

De acordo com o que foi apurado pelo editor do Blog, as trocas devem ocorrer ainda este ano ou no início de 2023.

O irmão do governador, José Henrique Brandão, ex-prefeito de Colinas, deverá assumir uma pasta poderosa.

Aponta-se, nos bastidores, a Secretaria de Estado da Fazenda.

Deputada estadual não reeleita, a médica Helena Duialibe (PP) é outra agente política que está nos planos do governador.

À Secretaria que poderia ser ocupada pela parlamentar ainda não foi definida.

Ex-secretária de Estado e ex primeira-dama do Maranhão, Alexandra Tavares tem o nome cogitado para a Cultura ou a pasta da Mulher.

A segunda, pelo que foi apurado, têm maiores possibilidades de ocorrer, uma vez que a Secult é comandada por Yuri Arruda Milhomem, indicado pelo vereador licenciado e próximo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PC do B).

PV coordenou a campanha vitoriosa de Brandão; é aliado de primeira hora do governador; e detém elevado prestígio e força perante os Leões.

A indicação de Alexandra teria a chancela do ex-governador José Reinaldo, seu ex-marido; aliado e amigo pessoal de Brandão; e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos.

As mexidas promovidas por Carlos Brandão também deverão atingir órgãos e autarquias dos segundo e terceiro escalões do Governo.

Outros aliados de Brandão, como Luis Fernando Silva e Sebastião Madeira, titulares da Seplan e Casa Civil, respectivamente, deverão permanecer em seus postos mantendo poderes para influenciar nas indicações, assim como o empresário Marcus Brandão, irmão do governador e que continuará atuando nos bastidores.

(GLAÚCIO ERICEIRA)