FAMEM.

MARANHÃO – Terminado o 2º Turno das eleições de 2022, outras duas disputas devem movimentar o cenário político no Maranhão nos próximos meses.

A próxima nova disputa será para o comando da FAMEM (Federação dos Municípios do Maranhão), entidade que é comandada atualmente pelo prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT).

Pelo menos três prefeitos, de maneira pública, confirmaram interesse em disputar o comando da FAMEM. Os prefeitos de São Mateus (Ivo Rezende-PSB), Coelho Neto (Bruno Silva-PP) e Loreto (Germano Coelho-Republicanos), já declararam interesse na disputa.

Outro nome que tem sido ventilado com força é o do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PSB), que disputou a última eleição para a FAMEM e saiu muito fortalecido das eleições de 2022, já que além de apoiar a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB), ajudou a reeleger a atual companheira, Daniela Tema, para a Assembleia Legislativa e eleger a filha, Amanda Gentil, para a Câmara Federal.

Já em fevereiro de 2023 teremos a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

O parlamento maranhense atualmente é comandado pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), que já deixou claro sua intenção de buscar a reeleição, que seria a sua última.

Além de Othelino, surgiu também o nome do ex-presidente da AL, Arnaldo Melo (PP). Arnaldo colocou seu nome a disposição, mas defende o consenso na disputa.

O governador Carlos Brandão deixou claro que a prioridade era a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que só retomaria as articulações e/ou conversas sobre as eleições da FAMEM e AL, após o 2º Turno.

Sendo assim, os próximos dias devem ser decisivos para as duas eleições e caberá a Brandão, pela primeira vez, coordenar o grupo político, ao lado do senador eleito Flávio Dino (PSB), para evitar rachas logo no início da sua gestão.

(JORGE ARAGÃO)