Autoridades descerram placa de inauguração.

MARANHÃO – Com investimentos da ordem de R$ 17 milhões, um dos mais importantes municípios da Região Tocantina agora passa a contar um local de preservação ambiental e promoção de bem-estar. O Parque Ambiental de Açailândia foi entregue à população neste sábado (14), em meio a ações de saúde, cidadania e inclusão social. A entrega é um dos compromissos de campanha do governador Carlos Brandão, que já inaugurou mais de 300 obras em 185 municípios.

“Uma grande conquista para o povo de Açailândia e região. O Parque Ambiental de Açailândia vai valorizar ainda mais a cidade com local para práticas de atividades físicas, uma prioridade do nosso governo”, enfatizou Brandão.

A execução da obra foi feita pela Secretária de Estado de Governo (Segov) e em uma segunda etapa, irá abranger todo o município de Açailândia. “A população está recebendo um grande presente do governador Carlos Brandão, que anunciou a ampliação para uma segunda etapa, que deve contemplar o lago e a construção de um acesso direto com a BR que corta o município”, explicou o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado.

“O parque é um local privilegiado e uma opção de lazer para a população usufruir dessa área verde preservada. Além da prática de atividades físicas, vai proporcionar uma vivência maior com a natureza”, destacou o secretário Adjunto de Residências Oficiais e Projetos Especiais, Arlino Neto.

“Nós estamos agradecidos a essa parceria com Governo do Estado, o investimento do parque representa mais um avanço para cidade de Açailândia, que está em processo de desenvolvimento social e econômico”, agradeceu o prefeito da cidade, Aluízio de Azevedo.

A nova estrutura agradou a população. “Para nós, moradores de Açailândia, o parque é um divisor de águas, porque antes nós não tínhamos um local para levar as crianças e passear com a família, para curtir a natureza. Agora, temos aqui um lazer social de primeira qualidade, um presentão para todos nós”, contou a estudante Lindinaura Silva. 

“Eu achei muito bom, Açailândia é uma cidade em desenvolvimento e faltava um parque como esse para alegria das nossas crianças. Meu filho está adorando o espaço e eu achei muito bom o que o governo trouxe para nós”, afirmou o motorista Wanderson da Conceição, que levou o filho para brincar no parquinho.

Atendimento

Com um espaço total de 177.763,20m² e 22.460 m² de área construída para administração e lazer, o Parque Ambiental de Açailândia reuniu um público significativo para a inauguração. Pessoas que tiveram acesso a ações de cidadania, saúde e programação inclusiva. Entre elas, a funcionária pública Liliane Keysse, que utilizou os serviços do Viva/Procon para renovar alguns documentos. 

“Além de recebemos o parque, ter acesso a esses serviços é uma ótima oportunidade. Parte da população sente dificuldade de tirar um documento, por exemplo”, explicou Liliane.

Outro benefício foi o atendimento disponibilizado pela Carreta da Mulher. Antônia da Conceição chegou bem cedo com a mãe para utilizar o serviço. “É difícil ter acesso à mamografia e preventivos, a gente marca os exames e espera para ser atendido. Hoje foi muito bom porque chegamos aqui e fomos logo atendidas”, contou a dona de casa.

As empreendedoras do programa Mais Renda, do Governo do Estado, também estavam presentes no evento. “O programa é uma grande ajuda para a gente que é mãe de família e dona de casa e não tem como trabalhar fora. Com o programa, a gente tem essa flexibilidade de ganhar nosso dinheiro e cuidar das crianças, da casa e ajudar na renda da família. A obra do parque ficou maravilhosa, nós estamos muitos felizes com a inauguração”, disse Jadja Moraes. 

Acessibilidade

Um parque inclusivo para servir a todos. Durante a ação, pessoas com deficiência receberam atendimento prioritário e crianças com deficiência contaram com uma programação totalmente voltada para elas. “Todos os eventos do governo a gente procura trabalhar as múltiplas acessibilidades, trabalhando sempre com espaços sensoriais, que é o que acontece hoje aqui para que a gente atenda essa diversidade e democratize o acesso ao lazer. A gente já atendeu bastante e estamos trazendo uma novidade, que é a audiodescrição, para pessoas com deficiência visual fazerem o percurso dentro do parque”, explicou Alessandra Pajama, especialista em acessibilidade da Segov.

Rafael de Sousa Lima, o Rafinha cadeirante, é esportista apaixonado pelo ciclismo e foi conferir de perto o novo espaço para a prática do ciclismo. “Até então, aqui em Açailândia, nós não tínhamos um local específico para pedalar. Hoje na inauguração eu vim de bike adaptada conferir a ciclovia e saber como é a pista. O parque tem rampas e é bem acessível, nem eu e nem meus amigos encontramos qualquer dificuldade”, revelou Rafinha.