MARANHÃO – Os municípios de Chapadinha, Urbanos Santos, Belágua e Anapurus comemoraram, nesta quinta-feira (17), importantes ações do Governo do Estado, para fortalecer a educação no interior do estado. Foram cinco equipamentos educacionais, entre escolas e Farol do Saber, entregues à população dessas cidades, possibilitando oportunidades para muitos estudantes.
O governador Flávio Dino destacou a importância das inaugurações para o desenvolvimento do Maranhão. “Nenhum país no mundo se desenvolve sem escolas e, por isso, estamos hoje, ao lado do melhor secretário de Educação da história do Maranhão, Felipe Camarão, inaugurando esses equipamentos educacionais para garantir oportunidades a muitos estudantes”, expressou. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou da agenda que beneficiou os municípios do interior do estado. “Mais uma agenda do Escola Digna, do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, para dar continuidade às entregas de obras educacionais e proporcionar oportunidades à população do Maranhão. São ações do Governo que estão revolucionando a educação no Maranhão”, proferiu.
Em Chapadinha, a entrega da Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) trouxe expectativa para os estudantes, que agora poderão obter formação em diversos cursos. A escola atenderá inicialmente 160 alunos com Ensino Médio integral e integrado ao Ensino Profissional, nos cursos de Administração, Enfermagem, Informática e Rede de Computadores.
“Eu não esperava estudar em uma escola do Maranhão que fosse assim incrível e enorme. A minha expectativa é ser uma pessoa que alcance os meus sonhos e, estudando em uma escola como o IEMA, eu posso garantir uma boa profissão e ser independente. Estou muito feliz por estudar aqui”, exprimiu Sara Jordana de Sousa Vale, do curso de Administração.
Pedro Augusto Cardoso de Sena falou da expectativa e da alegria de estudar em uma escola com a estrutura do IEMA. “Estou muito feliz por estudar no IEMA, uma escola ótima e de grande porte. Desejo aprender coisas novas, fazer grandes amigos e entrar em uma faculdade, a escola oferece essas oportunidades”, destacou.
“Desde o primeiro momento que eu soube que iria ter um IEMA na minha cidade eu fiquei muito feliz porque, pelo que eu ouvi falar, é uma escola que proporciona cursos gratuitos muito bons e quando eu sair daqui estarei preparada para o mercado de trabalho. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, Exprimiu Débora Ranna Silva de Almeida Siqueira, do curso de Administração.
Ainda em Chapadinha, o Governador Flávio Dino, secretário Felipe Camarão e diretor do IEMA Alex Oliveira, juntamente com o vice-governador Carlos Brandão, assinaram Edital para oferta de mais de 3 mil vagas em cursos Fics profissionais em unidades vocacionais do IEMA no Maranhão. Houve ainda a plantação de uma muda de Ipê, simbolizando o início das atividades do IEMA local.
Na cidade de Urbano Santos, os moradores foram contemplados com o Farol do Saber Professor Walter Muniz, que foi completamente reformado e equipado proporcionando condições adequadas para o estudo e a pesquisa da população. A entrega do equipamento educacional foi possível graças a parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Em Belágua do Maranhão, a comunidade escolar festejou a entrega do Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo. A escola atenderá 322 estudantes, em três turnos, sendo que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) funcionará no turno da noite. O prédio onde a funcionava a antiga escola foi doado para o município. Thaisa Granjeiro, filha de Clauceia Grangeiro, professora que foi homenageada, dando nome à midiateca da escola, falou da reverência feita a sua mãe.
“É com muito orgulho que recebemos essa linda homenagem a minha mãe, a professora Claudiceia Grangeiro, que se dedicou durante 17 anos a essa escola, e que não mediu esforços, lutou sempre o bom combate. Infelizmente não pôde estar aqui hoje para inaugurar a escola, que era seu sonho, mas onde estiver estará feliz em ver as estrelas do Emésio brilhando”, exprimiu.
O gestor geral da escola comemorou a entrega do novo prédio para a comunidade escolar. “Hoje é um dia de festa para nós, é uma honra recebermos o secretário de Educação Felipe Camarão, o governador Flávio Dino e toda sua equipe, para essa inauguração. Temos muito a agradecer porque Belágua precisava dessa escola e agora temos condições de trabalho muito melhores”, frisou.
Estamos felizes com a inauguração do novo prédio, porque temos equipamentos importantes para a educação. A antiga escola não possuía ar-condicionado e biblioteca e agora temos uma boa estrutura que são importantes para a nossa educação. Daqui para frente será uma nova vida”, emitiu o estudante do 3º ano, Kauã Silva.
Anapurus
Os moradores de Anapurus também comemoraram entregas de equipamentos educacionais. Foram duas escolas inauguradas, uma na sede do município, o Centro Educa Mais Vicente Garreto de Vasconcelos, e outra no povoado Sapucaia, a Unidade Escolar João da Conceição Lourenço.
O Centro Educa Mais Vicente Garreto funcionará como escola de tempo integral e é a segunda escola de Ensino Médio reconstruída pelo Programa Escola Digna, em Anapurus. A escola conta com laboratórios, auditório, 6 salas de aula, midiateca, sala de diretoria, cantina, banheiros adaptados, entre outros espaços.
Maria das Graças dos Santos Monteles, professora Gracinha, foi a primeira educadora da escola e hoje está emocionada pela unidade de ensino ser transformada em Centro Educa Mais. “Essa inauguração é um motivo de honra, e de crescimento educacional para Anapurus. Eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte de um movimento tão grandioso como este. Os alunos e pais de alunos só têm a ganhar com esse grande projeto educacional”, festejou.
“O sentimento é de gratidão, porque o governador Flávio Dino vem investindo pesado em educação e pelos anos em que o secretário Felipe Camarão foi sempre acessível e lutador pelas causas da educação. É também um grande desafio, porque não é fácil fazer educação em tempo integral, mas com luta, perseverança e esperança a gente chega lá”, disse o gestor geral do Centro Educa Mais Vicente Garreto de Vasconcelos.
Em Anapurus, o Governo do Estado entregou ainda a Unidade Escolar João da Conceição Lourenço, no povoado Sapucaia. A escola tem duas salas de aulas, banheiros, cantina, secretaria, pátio com acessibilidade. A Escola Digna tem capacidade para atender 120 alunos nos três turnos, da Educação Infantil ao EJA (1ª etapa).